FERNANDO MARTINS
O senhor Fernando, nascido na aldeia de Mafômedes em 1948, é um dos últimos pastores da Serra do Marão.
A sua infância, tal como muitas outras, baseou-se no trabalho no campo e ir à escola, no caso dele fazia dez quilómetros diariamente de ida e volta. Em 1969, cumpriu três anos de serviço militar, dois em Angola e um em Portugal. Após isso, a pastorícia e a agricultura foram sempre a sua ocupação.
Longe vai o tempo em que o seu rebanho era de cento e setenta cabras, atualmente são apenas vinte. Em tempos, com ajuda da sua mulher Odília, confeccionavam requeijão, bastante apreciado na freguesia e arredores. Porém, os anos passaram e as forças começaram a faltar, impossibilitando a continuação da produção.
A idade já não permite grandes esforços, com a mulher tolhida, recai sobre ele todas as tarefas. Diariamente cuida dos quintais e dos animais: coelhos; galinhas; porcos. Embora ainda tenha o rebanho, está a pensar vendê-las, pois, “quando não se pode, não se pode”. Em Mafômedes, grande parte da população ainda tem animais, algumas vacas e ovelhas, porém, apenas ele tem cabras.
No coração do Marão, ainda há pastores. Enquanto as forças não faltarem ao senhor Fernando, continuará a fazer aquilo que fez a vida toda, ser o pastor com o sorriso mais contagiante de toda a serra.